Wednesday, February 14, 2007

O que devemos considerar é que a única alteração que necessitamos é mudar a senha de acesso ao modo privilegiado, o restante da configuração devemos manter intacta.

Parte 2 – Procedimentos de Recuperação

No momento que o equipamento está ligado e em funcionamento normal, a configuração que foi carregada está armazenada na NVRAM, inclusive a senha que devemos alterar. Devemos ter o cuidado de somente alterar esta senha e manter o restante da configuração. Para isso proceda da seguinte maneira:
Conecte-se a console do roteador via Hyper Terminal.
Desligue o Roteador.
Ligue o roteador novamente e pressione em conjunto as teclas CTRL + Break.
Isto fará com que o roteador entre em modo ROMMON (ROM Monitor). Neste modo digite confreg 0x0142
Este comando executa a alteração do registro de configuração do equipamento. Cada registro de configuração tem uma função específica, por exemplo, o registro de configuração 2102 busca os comandos de inicialização na NVRAM.
Digite reset e pressione Enter.
Agora o equipamento reinicializará e entrará no modo de recuperação de senha definido pelo modo 0x0142. Isso fará com que o roteador inicie um script de configuração justamente porque ele não buscou instruções de configuração na NVRAM. Digite n quando solicitado se deseja executar este script. Note que existe uma configuração armazenada na NVRAM, a questão é que não devemos alterá-la porque somente queremos mudar a senha do modo privilegiado, o restante desta configuração deve permanecer do jeito que está, portanto se rodarmos o script de configuração ele automaticamente mata todo o conteúdo da NVRAM.
Para garantir que somente será alterada a senha, faça uma cópia do arquivo startup-config (conteúdo da NVRAM) para memória RAM ou memória de trabalho. Para isso execute o seguinte comando:
Router#copy startup-config running-config

Agora defina nova senha do modo privilegiado conforme segue abaixo:



Antes de reiniciar o roteador devemos alterar o registro de configuração para 2102. Para isso execute o seguinte comando:
Router(config)#config-register 0x2102

Parte 3 – Salvando o Arquivo de Configuração

Todas as configurações feitas até aqui encontram-se na RAM. Precisamos fazer uma cópia dessas configurações para NVRAM, desta forma toda vez que o roteador for desligado não perderá as configurações e o roteador inicializará com base neste arquivo de configuração. Para executar este comando, vá até o modo privilegiado e digite o seguinte comando:

copy running-config startup-config + Enter.

Será perguntado se o nome do arquivo de destino é startup-config, o que está entre colchetes informa o padrão, se quisermos manter este nome é só pressionar Enter.

Agora podemos desligar o roteador que nossa configuração permanecerá armazenada na NVRAM até que seja necessário excluí-la.

No comments: